Apresentação

Fortemente comprometida com a produtividade e a elevada qualidade de seus grãos (soja e milho), fibras (algodão) e sementes (soja, algodão e forrageira), a Bom Jesus Agropecuária é uma das cinco maiores empresas de commodities do Mato Grosso.

Desenvolve suas atividades em 20 núcleos, em quatro regiões do Mato Grosso, e um núcleo na Bahia, com potencial produtivo de mais de 800 mil toneladas por safra. Produziu 1,2 milhão de sacas de 40 kg de sementes na safra 2014/15, além de 450 mil toneladas de soja, 278 mil toneladas de milho e 196 mil toneladas de algodão em pluma, somando uma produção total de 926 mil toneladas.

AGRO-ICON-produtividadeO Grupo Bom Jesus destaca-se por obter alguns dos mais elevados índices de produtividade do Mato Grosso. Isto se deve à aplicação das melhores técnicas agrícolas, ao eficiente planejamento de colheita e plantio intercalado de milho, soja e algodão, que permite a utilização das terras, máquinas e estrutura durante todo o ano, além do uso de sementes de elevada qualidade e terras altamente produtivas.

AGRO-ICON-terrasA operação do Grupo se desenvolve em terras próprias e arrendadas, de excelente qualidade, além de um eficiente modelo de parcerias agrícolas.

O cuidado extremo com as terras, que inclui o permanente preparo, correção e fertilização do solo, juntamente com o plantio de culturas intercaladas, intensifica o uso da terra e assegura o máximo de eficiência em sua gestão. Com o compromisso de garantir a qualidade de seus produtos e serviços, a Bom Jesus investe constantemente na modernização de seus equipamentos e em infraestrutura própria.

AGRO-ICON-clientesSeus produtos de alta qualidade são comercializados junto às maiores empresas de processamento do mundo, como Bunge, ADM e Louis Dreyfus, entre outras, além da exportação direta de algodão e da comercialização de sementes diretamente junto aos produtores das regiões em que atua.

Sementes

A Bom Jesus Sementes, empresa que impulsionou o crescimento do Grupo Bom Jesus, foi fundada em 1987 por Luiz Vigolo com os filhos, na Fazenda Bom Jesus, no município de Pedra Preta (MT), com objetivo de fornecer sementes selecionadas para a agricultura regional. Foi do negócio de sementes que nasceu a identidade da marca Bom Jesus, reconhecida hoje nos diversos negócios do Grupo. Produz sementes convencionais e geneticamente modificadas, com tecnologia genética Monsoy (soja) e TMG (soja e algodão), além de forrageiras para cobertura de solo e manejo de doenças. É hoje uma das maiores empresas produtoras e beneficiadoras de sementes de soja e algodão do País. Comercializa cerca de 1,2 milhão de sacas de sementes de soja e aproximadamente 60 mil sacas de sementes de algodão, anualmente, para mais de 500 clientes. Sua produção é distribuída na região do Cerrado – Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Maranhão e norte de Minas Gerais.

biotecnologia_BiotecnologiaPara que o produtor ganhe rentabilidade, a Bom Jesus Sementes investe tempo e dinheiro em novas tecnologias. Além das técnicas tradicionais empregadas na produção, é acionista da TMG (Tropical Melhoramento & Genética) que, desde 2001, utiliza a tecnologia de melhoramento genético para elevar o potencial produtivo dos cultivares e facilitar o manejo das culturas pelo produtor.

producao_ProduçãoAtualmente a produção se concentra nos municípios de Pedra Preta, Alto Garças, Guiratinga, situados na Serra da Petrovina, onde se registram as melhores condições climáticas para a produção de sementes do Mato Grosso, e nos municípios de Rondonópolis, Juscimeira e Tangará da Serra. A partir de 2014, as sementes serão produzidas também na Bahia. As unidades de beneficiamento, localizadas em Pedra Preta, na Serra da Petrovina, e em Tangará da Serra, estão equipadas com silos, secadores de sementes, mesa de gravidade, máquinas de limpeza, padronizador, separador em espiral, entre outros – de última geração.

A unidade mais moderna do grupo está localizada em Pedra Preta, onde a Bom Jesus Sementes possui, em parceria com a Syngenta, uma máquina de tratamento de sementes única no Brasil. Com vistas a aumentar a produtividade e a qualidade, a Bom Jesus Sementes faz investimentos constantes em áreas agrícolas férteis, na contratação de técnicos especializados, em laboratórios de análise, biotecnologia e automatização dos processos. As sementes podem receber tratamento industrial, sendo mais indicado do que o tratamento na fazenda, porque não oferece risco de contaminação que comprometa a saúde do trabalhador e o meio ambiente.

TSI

Conheça os benefícios do Tratamento de Sementes Industrial

Aplicação de defensivos em máquinas de alta tecnologia.

Precisão da dose aplicada.

Distribuição uniforme do produto na semente.

Processo realizado por equipe especializada, em conformidade com leis trabalhistas e ambientais.

Isenta trabalhadores de qualquer contato com o produto.

Não requer investimento de tempo e de pessoas para o tratamento.

Polímeros garantem a alta aderência do produto à semente.

Permite o armazenamento sem afetar a qualidade. É só abrir o saco e plantar.

Commodities

A Bom Jesus Agropecuária é um dos principais produtores de algodão no País. A empresa iniciou o cultivo de algodão no estado do Mato Grosso em 1998. O algodão representa quase 20% de toda sua área cultivada, ocupando 37,7 mil hectares na safra 2012/13. O plantio do algodão é realizado a partir do mês de dezembro e a colheita se inicia em junho, durante o período de seca no cerrado brasileiro. A topografia plana do Cerrado permite que a colheita seja mecanizada. O algodão colhido é beneficiado nas algodoeiras próprias do grupo, onde a pluma é armazenada e posteriormente comercializada nos mercados interno e externo.

A Bom Jesus Agropecuária integra o Instituto Algodão Social (IAS), organização cujo objetivo é promover a responsabilidade empresarial entre os produtores de algodão no País. Entre os objetivos propostos pela IAS estão a regularização das relações do trabalho, a gestão ambiental e a busca da certificação de seus produtos para a correta adequação às novas exigências do comércio interno e internacional. Além de seguir as recomendações da IAS, no sentido de tornar a cadeia de valor do algodão mais responsável, a Bom Jesus Agropecuária investe em cada uma das etapas de produção para garantir produtividade e qualidade. As ações incluem a manutenção de terras produtivas, a utilização de sementes de excelente qualidade e livres de pragas e doenças, a boa correção e adubação do solo e o escoamento da commodity por meio de transportadora própria.

A soja é a principal cultura da Bom Jesus Agropecuária em área plantada, representando 60% de toda sua área cultivada, ocupando 121,7 mil hectares na safra 2012/13. O estado do Mato Grosso é a principal região produtora de soja da Bom Jesus Agropecuária. O cultivo ocorre de setembro a março, quando a soja é colhida mecanicamente e armazenada em armazéns próprios e de terceiros, sendo posteriormente vendida in natura para o mercado interno e externo.

O grão de soja tem importância crucial na alimentação porque é uma rica fonte de proteína, da qual se extrai óleo e se produzem alimentos como farinha, queijo e carne de soja. Para garantir a produtividade e a qualidade do produto oferecido ao mercado, a Bom Jesus Agropecuária prioriza a aquisição de terras produtivas, a qualidade das sementes – produzidas internamente com tecnologia de ponta – e o bom preparo e adubação do solo. O escoamento da produção é também realizado pela Bom Jesus Transportes, que contribui para a competitividade dos produtos Bom Jesus.

Na Bom Jesus Agropecuária, o milho é uma cultura estratégica para realizar o plantio de uma segunda safra, que ocorre na sequencia do cultivo de soja. Na safra 2012/13, a área cultivada com milho foi de 43,8 mil hectares. No Cerrado, onde predomina a monocultura de soja, há a necessidade de alternar espécieis vegetais para evitar a degradação química, física e biológica da terra, assim como o desenvolvimento de doenças, pragas e plantas daninhas.O milho e outras gramíneas, como pastagem, são muito compatíveis com esse propósito. A plantação de milho obedece ao mesmo rigor de qualidade que as demais culturas cultivadas pela Bom Jesus Agropecuária.

Voltar ao Topo Decode Agência Web