Sobre

O Grupo Bom Jesus é um dos maiores produtores de algodão, soja e sementes do estado do Mato Grosso e do Brasil. Com um modelo verticalizado de negócios, que se tornou seu grande diferencial competitivo, atua também na área de transportes, comercialização de grãos e insumos (sementes, fertilizantes e defensivos), pecuária, suinocultura e varejo de combustíveis.

Conglomerado de seis empresas altamente sustentável – sob o aspecto econômico, ambiental e social –, emprega 3,5 mil colaboradores diretos fixos, número que alcança 4,0 mil pessoas no período da safra.

empresas_grupo_Empresas do grupoCompõem o grupo as empresas: Bom Jesus Sementes, Bom Jesus Agropecuária, Bom Jesus Transportes, ABJ Comércio Agrícola e ABJ Trading, além do Posto Transamérica e também tem participação em outras cinco companhias: V.S Agrícola, Agropecuária Boa Esperança, Agropecuária Araguari , Sementes Germinare e Avante Agrícola.

onde_atua_Onde atuaAs atividades agrícolas da Bom Jesus Agro estão localizadas em 19 municípios do Mato Grosso, da Bahia e do Piauí, distribuídas em 20 núcleos de produção instalados em quatro regiões do Mato Grosso e um núcleo na Bahia. A Bom Jesus Transportes opera em 13 estados e no Distrito Federal. Já a ABJ Comércio, voltada à comercialização de soja, atua no mercado nacional e no exterior através da ABJ Trading.

estrutura_02_Estrutura 02De origem familiar, o Grupo Bom Jesus se destaca por sua administração altamente eficiente e sólida posição financeira. Conta com 10 escritórios, 10 unidades de beneficiamento de algodão; 13 silos; duas unidades de beneficiamento de sementes e quatro algodoeiras; um Centro de Distribuição; 515 tratores; 302 colheitadeiras; 304 plantadeiras e 11 aviões agrícolas, além de 1.655 implementos e utilitários.

excelencia_ExcelênciaSeu compromisso com a qualidade e produtividade da produção agrícola, com a sustentabilidade e a satisfação de seus colaboradores e parceiros está presente no dia a dia de suas operações, que se caracterizam pela excelência em todas as atividades do grupo.

História

O Grupo Bom Jesus surgiu do sonho e da iniciativa de Luiz Vigolo, o patriarca de uma família cujo empenho e dedicação transformaram seu pequeno negócio em uma das maiores empresas do agronegócio do País e do Mato Grosso.

A história da Bom Jesus começou com Luiz Vigolo, terceiro de 18 irmãos, que começou a empreender nas terras que o pai lhe presenteou em Medianeira, no Paraná, no início dos anos 1960. Ali, o desafio era árduo, não havia estradas ou campo preparado, tudo foi aberto pelas mãos do próprio Luiz. Nasceram daí suas primeiras lavouras de milho, feijão, arroz e trigo, e a criação de suínos. Luiz Vigolo permaneceu no Paraná até 1976, quando comprou 483 hectares no Mato Grosso, cujas áreas favoráveis à agricultura mecanizada mostravam-se mais favoráveis à atividade, e onde iniciou o plantio de arroz.

Às novas terras, imprimiu o nome Bom Jesus – o mesmo da região em que morava no sul, e do santo festejado no dia em que chegou ao Mato Grosso. Iniciava-se assim a trajetória do Grupo Bom Jesus, cujo plantio de soja se deu em 1978, no município de Serra da Petrovina.

Em 1987, um marco nessa trajetória foi dado quando Luiz fundou a Bom Jesus Sementes com os filhos Nelson e Geraldo. Estava lançada, efetivamente, a semente de um novo negócio, que prosperou nos anos seguintes, principalmente a partir de 1992, com a implantação de uma nova unidade de beneficiamento. Este foi também o primeiro passo da verticalização do negócio – modelo que abriu outras oportunidades e conferiu ao grupo um importante diferencial de competitividade.

Entre 1993 e 1994, Luiz Vigolo transferiu o comando do negócio para o filho Nelson, que promoveu um ciclo de forte expansão. Das 10 mil sacas de sementes de soja produzidas em 1988, a atividade saltou, em cinco anos, para 100 mil sacas de sementes. Da produção em terras próprias, começou a arrendar áreas e, na safra 1997/98, iniciou o plantio de algodão.

Outra oportunidade de negócios surgiu em 2003, com a fundação da Bom Jesus Transportes, inicialmente criada para atender a atividade própria, mas que logo se transformou em empresa de destaque na logística do agronegócio, até atingir hoje 73 filiais em 13 estados e no Distrito Federal.

Para consolidar e aglutinar as atividades comerciais, já bastante sólidas, o grupo constituiu, em 2007, a Bom Jesus Agropecuária. Neste mesmo ano, estabeleceu o modelo inovador das parcerias agrícolas, que ajudou a promover o desenvolvimento de empreendedores no campo.

Em 2010, o grupo ultrapassou a fronteira do estado, com a aquisição de terras na Bahia, no município de Formosa do Rio Preto, onde conta hoje com 72 mil hectares.

Já em 2012, o modelo de negócio vertical levou o grupo a abrir outras unidades, consolidando sua expansão: A ABJ Comércio (On Shore) e a ABJ Trading (Off Shore), responsáveis pela comercialização de commodities e insumos no mercado nacional e internacional.

Em 2013, adquiriu o Posto Transamérica e dividiu o negócio em três unidades: agrícola, comercial e logística.

Com uma área total hoje de mais de 240 mil hectares cultivados e uma produção de 926 mil toneladas na safra 2014/15, o Grupo Bom Jesus tornou-se um dos mais importantes do agronegócio, sem perder o que de melhor sempre teve: a simplicidade e as relações de amizade que marcaram e continuam presentes em seu dia a dia.

1
2
3
4
5
6

Missão, Visão e Valores

Missão

Produzir sementes, grãos e fibras a partir de critérios de elevada eficiência, respeito ao meio ambiente e segurança, e ser reconhecido como fornecedor de elevada qualidade.

Visão

Ser referência em excelência na produção, comercialização e logística do agronegócio brasileiro, e gerar valor para acionistas, colaboradores e a sociedade.

Valores

  • Integridade
  • Honestidade
  • Comprometimento
  • Inovação constante
  • Pró-atividade
  • Trabalho em equipe
  • Respeito ao meio ambiente

Certificados

Atuar de acordo com as melhores práticas na área ambiental, e de saúde e segurança no trabalho, bem como dentro dos mais elevados padrões de qualidade, são compromissos do Grupo Bom Jesus.

Por cumprir os requisitos recomendados por instituições do setor, o grupo conta com certificações como:

BCI Selo do Instituto Algodão Social.

RH

Os valores que guiam as ações do Grupo Bom Jesus no desenvolvimento sustentável de seus negócios – integridade, ética, comprometimento, pró-atividade e cooperação – são os mesmos que orientam o relacionamento das empresas do grupo com seus colaboradores. Hoje o grupo conta com mais de 3,5 mil colaboradores fixos, chegando a 4,0 mil nos períodos de safra.

O Grupo Bom Jesus oferece oportunidades de carreira em diferentes unidades de negócio: agropecuária, sementes, transportes e comércio. Em todas elas, a área de Recursos Humanos configura um modelo de gestão de pessoas que fomenta competências técnicas e habilidades, como capacidade de execução e de aprendizagem.

Na área de treinamento e desenvolvimento, as empresas do Grupo Bom Jesus possuem um conjunto de ações que vão desde capacitações internas na área administrativa e técnica, focadas nos procedimentos de rotinas das empresas, até treinamentos específicos, desenvolvidos com parceiros externos, como, por exemplo, o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).

A partir da união com entidades de ensino superior e escolas técnicas, as empresas do grupo estabelecem postos de estágio variados, que vão ao encontro dos interesses corporativos e profissionais, ao promover jovens talentos e prepará-los para os desafios do mercado de trabalho.

O Grupo Bom Jesus oferece benefícios que resultam no bem-estar de seus funcionários e familiares. Entre eles estão o auxílio-educação, assistência à saúde e farmacêutica, refeitório, transporte e moradia nas unidades de produção agrícola, além de seguro de vida para os colaboradores das algodoeiras, da Bom Jesus Transportadora e do Posto Transamérica.

Na área de segurança do trabalho, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) promove ações de prevenção de acidentes, com maior ou menor frequência, dependendo da necessidade da atividade. Nas fazendas do grupo, todos os anos realiza-se a Semana de Prevenção de Acidentes do Trabalho Rural (SIPATR), cujo objetivo é envolver funcionários e familiares nas questões relativas à segurança no ambiente de trabalho.

Enfim, por meio de suas diversas políticas de Recursos Humanos, o Grupo Bom Jesus procura atrair, reter e desenvolver os melhores profissionais, oferecendo a eles as melhores condições de trabalho.

Meio Ambiente

O Grupo Bom Jesus tem realizado investimentos constantes na implantação das melhores práticas, políticas e diretrizes sociais, ambientais e econômicas, com o objetivo de assegurar a sustentabilidade de seus negócios. As ações incluem desde a conscientização dos funcionários e o uso de novas tecnologias e condutas que valorizam a produção eficiente e mais limpa, até o desenvolvimento de soluções para minimizar a geração de resíduos.

educacao_ambiental_Educação ambientalNa área de educação ambiental, a empresa desenvolve um programa de conscientização à preservação do meio ambiente e sua utilização sustentável. Entre os temas abordados junto aos colaboradores das diversas empresas do Grupo, estão a redução e destinação de resíduos contaminados e a coleta seletiva do lixo.

O Plano de Gerenciamento de Resíduos é outra prática ambiental adotada pela Bom Jesus Agro, desde 2007. O programa tem como objetivo reduzir os resíduos gerados nas oficinas mecânicas das fazendas e dar a destinação correta aos resíduos contaminados, como vasilhames de defensivos agrícolas e de óleos lubrificantes usados ou contaminados.

praticas_sustentaveis_Práticas sustentáveisA empresa adota técnicas de plantio e manejo do solo que evitam a erosão e práticas de desenvolvimento sustentável na gestão de suas fazendas, como recomenda o Instituto Algodão Social (IAS), ao qual a Bom Jesus Agro é associada.

Outras práticas assumidas pela política dos 4 R´s (reduzir, reutilizar, repensar, reciclar) do Grupo Bom Jesus incluem: reciclagem de pneus de automóveis, caminhões, tratores e aviões; reciclagem de óleo de cozinha; descarte correto do óleo lubrificante utilizado pelos caminhões da transportadora; regularização ambiental das terras; controle na emissão de poluentes e certificação de todos os processos e atividades que requerem monitoramento.

Por meio de seus programas de responsabilidade ambiental, o Grupo Bom Jesus visa conciliar a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento econômico nas regiões onde atua.

Voltar ao Topo Decode Agência Web